OAB Subseção de Araranguá/SC alerta: atenção ao golpe do falso advogado

A OAB/SC iniciou uma importante força-tarefa de combate ao chamado “golpe do falso advogado”, que tem vitimado cidadãos e causado prejuízos à advocacia catarinense. A ação, denominada Operação “Contragolpe da Ordem”, conta com o apoio das subseções, incluindo a OAB Araranguá, e busca proteger tanto a sociedade quanto os profissionais da área jurídica.

Os criminosos se passam por advogados e entram em contato com pessoas que têm ou tiveram processos na Justiça, solicitando pagamentos de custas, depósitos judiciais ou honorários via PIX, de forma fraudulenta.

Como vai funcionar:

Passo 1: Informe a OAB/SC

A OAB/SC tem um canal exclusivo para que advogados relatem golpes, para que a Seccional possa tomar as medidas institucionais.

Passo 2: Apoio aos escritórios

Após a denúncia, o Núcleo de Atendimento orientará o escritório sobre os próximos passos: comunicação com clientes e reforço das medidas protetivas e jurídicas.

Passo 3: Núcleo de inteligência: encaminhamento às autoridades

A OAB/SC entregará relatórios consolidados às autoridades, incluindo informações detalhadas dos crimes em todo o Estado.

Passo 4: Ações Educativas

Campanhas permanentes de conscientização e prevenção, tanto como os advogados podem implementar sistemas de segurança da informação, bem como com os cidadãos, para que não façam pix sem ligar para seu advogado.

Em caso de suspeita, entre em contato com a OAB Araranguá e registre ocorrência junto às autoridades.

Mais informações sobre a Operação “Contragolpe da Ordem” estão disponíveis no site da OAB/SC.

Sede OAB: Rod. Valmiro Manoel Gonçalves, 880, Lagoa da Serra, Araranguá – SC, 88900-000

Sala OAB Fórum: Av. Cel. João Fernandes, 195, Centro, Araranguá – SC, 88900-904